quarta-feira, 31 de outubro de 2012


 
                            Arte de pedir desculpas
Reconhecer um erro é saber antes de tudo retroceder e voltar a fazer o certo. O verdadeiro sábio é humilde e singelo com os sentimentos e com as pessoas que o cercam.
Pedir desculpas não diminui nossa culpa, mais deixa nosso fardo mais leve. Porque é difícil voltar atrás e fazer um novo começo, mas é fácil volta atrás e fazer um novo fim, desde que estejamos aptos a reaver nossos conceitos de vida.
Perdoar é uma arte amarga, que precisa a cada momento ser praticada. Por seres humanos dotados de amor e compreensão, errar é tão humano quanto acertar.
O direito de sonhar, realizar, amar e sofrer, mostra que somos seres imperfeitos na busca da compreensão que na verdade está dentro de nós. À perfeição é um limite a ser alcançado e que a cada dia é almejado.
Almejado por pessoas que são perfeccionistas e que não veem que o verdadeiro sentido da perfeição consiste em fazer o bem.
Não existe um caminho para a perfeição, á perfeição é o caminho. E esse caminho só vai existir quando a paz, o amor, a união e a fraternidade reinar na alma e no coração dos homens de boa índole. A temperança é a virtude que enaltece as pessoas de boa conduta material e espiritual.
Portanto a arte de pedir desculpas não nos exime do erro, mas nos ensina uma lição. A lição de se colocar no lugar da outra pessoa e ver que o tempo é senhor dos que estão sempre certos e dos que estão sempre errados. Quem ama magoa, na tentativa de agradar e que sábios não são os que pedem desculpas perante um erro, más aqueles que aprenderam com os erros cometidos à arte de perdoar.

Autor: Uéliton Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário