sábado, 11 de agosto de 2012

Mais valia


                                               










Quando aconteceu a revolução industrial na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII, o que prevalecia naquele momento, era o poder dos donos dos meios de produção, que detinham as indústrias e o dinheiro, sobre os proletariados( pessoas que vendiam seu trabalho mediante um pagamento em dinheiro). Naquele contexto, ficou claro a questão do que chamamos de mais valia,ou seja, as pessoas produziam muito mais do que o salário que recebiam, e ganhavam salários insignificantes.

Atualmente, pouca coisa mudou, mudam-se os cães  e no entanto a coleira é a mesma. vivemos num período em que a espoliação das classes sociais  dominantes sobre as classes sociais pobres é uma constante, os valores morais e éticos são deixados de lado. Na verdade o que vivenciamos, é uma política do “toma lá da cá”, ou seja você me ajuda que eu te ajudo.

É o que chamamos de lei da mais valia,onde os sentimentos de solidariedade,amor ao próximo são deixados de lado, em pról da ganância, do lucro exacerbado e do poder. Entretanto, cada ser humano, hoje vale o que têm,se você tem um carro importado, muito dinheiro e influência política, muitas pessoas olharam para você com um olhar diferenciado.

Tudo leva crer que a sociedade de hoje evoluiu muito teclogicamente, mas amadureceu pouco, com relação as questões sociais humanitárias. Convivemos num mundo onde a miséria, a fome, as guerras, as doenças e as catástrofes naturais são uma constante. Será que Deus abandonou a humanidade? Claro que não. Mais o ser humano, é que vive a cada dia, mas distante do arquiteto do universo.

Diante de tal perspectiva, resta-nos exemplificar a situação, em que o planeta encontra-se, com uma frase simples e engraçada. “ O cara ter é melhor do que o cara não ter”. Isso, se dá porque, atualmente as pessoas são valorizadas pelo o quê elas têm, claro que se você tem alguma coisa, você vale muito, se nada têm, nada vale.

Mas, todas as barreiras nasceram para serem quebradas, cada um é do tamanho de seus sonhos, o dinheiro e o poder não duram pra sempre. A única coisa de mais valia na vida é o saber, o saber oriúndo do conhecímento sistemático que provém da troca de idéias entre o homem e os livros. A ignorância aprisiona, enquanto que o conhecímento libertar.

Muitas esferas sociais, enaltecem as pessoas pelo dinheiro e  o prestígio social que ocupam dentro da sociedade. Nesse contexto o que vale é o ter e não o ser. Mas, há pessoas que podem revolucionar o mundo sem ter muito dinheiro,taís pessoas munem-se do conhecímento para fazer o bem.

Contudo as amizades fiéis, o conhecímento e a humildade são valores  que devemos cultivar na vida, para que possamos alcançar o êxito que almejamos, para nos tornarmos pessoas mais idôneas e termos assim um mundo melhor. Onde a paz, a amizade, a união e o amor sejam elos inquebravéis.

Autor: Uéliton Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário