quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

                                                                 Democracia
Genericamente o termo democracia significa “poder que emana do povo”. Em outras palavras, “Governo do povo, pelo povo e para o povo”.
Atualmente, o termo democracia é muito empregado pelos políticos, que usam esse termo, bonito por sinal, para convencer o povo a colocá-los no poder. E quando alcançam tão esperado “Status”, na maioria dos casos, esquecem das promessas políticas, feitas em campanha.
Verdadeiramente, a democracia “existe”, ela funciona, mas quem usufrui de seus privilégios é um pequeno e seleto grupo de pessoas. O “povão” é usado apenas como massa de manobra.
A exemplo disso podemos  destacar o poder dos grupos socialistas do leste europeu, da Ásia, da África e de Cuba na América latina. Onde o povo encabeçado por um pequeno grupo de pessoas, no caso, os líderes revolucionários tomaram o poder. Mas, vale ressaltar que logo depois, os regimes que prometiam liberdade, igualdade e oportunidades para todos, acabaram se corrompendo e adotaram  o autoritarismo como forma de governo, desencadeando o medo na população, que até então não podia se manifestar democraticamente.
Tal crítica, também se enquadra ao regime capitalista, onde constatamos  a espoliação das pessoas, praticada em muitos casos pelo estado e pelos donos dos meios de produção. Fator este exposto por Karl Marx, no seu livro “O capital”, onde o mesmo retrata a lei “da mais valia”.
Em linhas gerais, não existe um regime perfeito.
Mas, nada impede que o homem seja honesto, e, que acima de tudo promova o bem comum, minimizando “a exploração do homem pelo homem” e  reduzindo todavia,  as desigualdades sociais, porque sempre haverá em uma sociedade tão desigual, pessoas privilegiadas e pessoas excluídas do processo social.

Autor: Uéliton Freire.



Nenhum comentário:

Postar um comentário