quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013


                                 Saber
O conhecimento é a única forma de libertar o homem da opressão. O dinheiro compra um diploma, mas jamais poderá comprar o conhecimento, porque quem detém o saber é dono de uma arma letal, o poder da eloquência.

Esse poder constrói o homem forte cuja arma principal é o argumento, presente no jeito de caminhar e de enxergar o mundo. Isto nos mostra que o verdadeiro poder emana da alma e da mente de homens que usam apenas o que possuem de mais precioso, o saber.

Toda cultura intelectual é pautada de muita labuta, estudar é amargo, mais os frutos desse investimento são doces. Não há luta tão incessante que não encontre o doce sabor da vitória. À persistência é o que torna mais prazerosa a vida de um eterno estudante, posto o conhecimento se constrói com muita luta e abdicação.

Os verdadeiros sábios são humildes em reconhecer que o que sabem, é insignificante diante daquilo, que precisam aprender. “Os fracos usam à força, os fortes usam as ideias”. Na verdade as grandes ideias surgem da observação dos pequenos fatos rotineiros da vida.

“Não há saber mais ou saber menos, há saberes diferentes”. E justamente por causa disso é que o conhecimento aflora em diferentes áreas do saber. Os grandes intelectuais são aqueles que se embriagam de conhecimento, e nunca esquecem as verdadeiras origens.   
Autor: Uéliton Freire.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário