quarta-feira, 15 de maio de 2013


                             Criacionismo e Evolucionismo
 Por incrível que pareça, ainda pairam no ar, indagações sobre o Criacionismo e o Evolucionismo. Muitos seres humanos acreditam na corrente Criacionista, com certeza a maioria, mas, existe uma pequena minoria que insiste em acreditar no Evolucionismo, essa corrente é a corrente ateísta.
Entretanto, vale salientar que Deus foi e sempre será democrático... Como prova disto, ele institui ao homem o livre arbítrio. Agora, cabe ao imaginário de cada um acreditar ou não nas coisas e nos fatos.
Com relação ao Criacionismo, podemos começar argumentando sobre esse assunto falando de Deus... “No princípio o espírito de Deus pairava sobre as águas”... “Deus é o alfa e o ômega” , antes que todas as coisas existissem ele já existia.
O Criacionismo ganha força na palavra de Deus, a Bíblia, e essa visão religiosa chamada Criacionismo é bem explicitada no primeiro livro da Bíblia, o livro de “Gênesis” que trata da criação especial de Deus “o homem”. Toda via o que diferencia o homem dos demais animais, segundo a corrente criacionista é a espiritualidade... Espiritualidade, que se manifesta no desenvolvimento de características tais como: inteligência, vontade, sentimento, linguagem elaborada, imaginação artística e senso de moralidade.
Assim, pode ser resumida a participação de Deus, na criação do mundo:

1.    No princípio, Deus criou o céu e a Terra. A mesma estava sem forma e vazia; e as trevas cobriam o abismo e o vento forte soprava sobres as águas
2.    Deus disse: “Haja luz” e como um simples passe de mágica houve luz. Deus viu que a luz era boa, e Deus separou a luz da forte escuridão. Deus chamou à luz “dia” e  a  forte escuridão “noite” (...) Para iluminar o dia criou o sol e para iluminar a noite a lua e as estrelas.
3.    Deus criou a parte sólida “a terra” e dessa separação entre terra e águas, criou os mares. E logo acima, o firmamento “os céus”.
4.    E como Deus viu que o aparecimento de plantas sobre da terra era boa, ordenou que a mesma produzisse relva, frutos e sementes segundo a sua espécie.
5.    Deus disse: “Que a terra produza seres vivos segundo a sua espécie: animais domésticos, répteis e feras segundo a sua espécie”, e assim se fez (...)
6.    Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem, como semelhança ele domine sobre os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos, todas as feras e todos os répteis que rastejam sobre a terra”.  Criou Deus, portanto, o homem a sua imagem, homem e mulher ele os criou
7.    E no sétimo dia, Deus viu que tudo quanto tinha feito era bom, descansou e abençoou esse dia “Sábado”.

 A corrente evolucionista teve como grande percussor, o cientista inglês  Charles Darwin que publicou o livro a origem das espécies, que relatava o evolucionismo, teoria  segundo a qual os seres vivos evoluíram de seres pré-existentes. Para Darwin, o mecanismo biológico pelo qual as espécies mudam, e evoluem e se tornam diferentes é a seleção natural, onde somente os seres que conseguem se adaptar ao ambiente sobrevive e deixam descendentes. Ainda segundo Darwin, os seres humanos evoluíram de alguma espécie de macaco.
Atualmente, há pessoas que acreditam veementemente no criacionismo, e a, aquelas que acreditam no evolucionismo. Embora essas duas teses, causem grande confusão na mente humana, a grande maioria das pessoas que acreditam em Deus e na bíblia prefere ficar com a teoria criacionista. Mas, há aquelas pessoas, em menor número, é claro, os ateus, que não acreditam em Deus.
E você acredita em Deus ou não?


Autor: Uéliton Freire

Texto baseado na bíblia e no livro de história do Brasil e geral “Editora Saraiva”.
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário